sexta-feira, 3 de julho de 2009

Contabilidade - A importância do título da conta contábil

Contabilidade - A importância do título da conta contábil

O título de uma conta deve expressar o significado adequado das operações nela registradas.
A importância da adequada denominação das contas decorre do fato de que as demonstrações contábeis não são de utilização apenas da própria empresa; são também analisadas por auditores, fornecedores, instituições financeiras e, certamente, pelo Fisco.
Além disso, se a empresa for uma sociedade anônima de capital aberto (com ações negociadas em bolsas de valores), é fundamental que suas demonstrações tenham uma linguagem precisa e, tanto quanto possível, clara, para a facilidade de seus acionistas em particular e do mercado em geral.
O conceito de conta é atrelado à sua finalidade, que é a representação de fatos e valores.
As demonstrações contábeis são compostas de contas patrimoniais e de resultado, as quais devem distinguir-se, normalmente, por sua própria denominação.
Importa salientar, ainda, que:
a) embora seja, em tese, desejável certa padronização geral das contas (e, assim, dos diversos Planos de Contas das diversas empresas), deve ser preservado o respeito às peculiaridades dos vários ramos de atividade. Desse modo, a denominação de uma conta deve ser adaptada, quando necessário, à atividade específica de cada empresa;
b) denominações do tipo “Despesas Gerais” ou “Despesas Diversas” devem ser evitadas, pois geram o agrupamento em uma só conta de fatos diversos que deveriam estar registrados em contas específicas.

Fonte: Editorial IOB