segunda-feira, 13 de julho de 2009

Contabilidade - Conceituação de custos diretos e custos indiretos

Contabilidade - Conceituação de custos diretos e custos indiretos

Custos diretos
São aqueles que podemos identificar como pertencentes a este ou àquele produto devido ao fato de se poder mensurar o quanto pertence a cada um deles de forma bem objetiva e direta. É o caso das matérias-primas, das embalagens, dos componentes, da mão de obra direta (se de fato há verificação e medição de quanto se está gastando em cada produto), dos serviços executados por terceiros, da energia elétrica consumida (quando há medidores que identificam quanto se está consumindo em cada item) etc. São apropriados aos produtos sem que seja necessário fazer rateios e não oferecem dúvidas quanto a serem deste ou daquele item que está sendo produzido.
Custos indiretos de fabricação
Também chamados de gastos gerais de fabricação, são aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas que, para serem apropriados aos produtos, nos obrigam ao uso de rateios. Estes são artifícios que usamos para distribuir os custos que não conseguimos ver com objetividade e segurança a quais produtos se referem.
Com base neles, estimamos o quanto dos encargos de depreciação, do custo com o pessoal que não trabalha diretamente sobre o produto, da energia que não medimos, quanto é consumida por item, do aluguel, dos materiais consumidos na fábrica, mas que não se consegue relacionar diretamente com o produto (como combustíveis, lubrificantes, higiene, limpeza, solventes etc.).
Existem muitos custos que poderiam ser mensurados e identificados com cada produto, mas que, por sua irrelevância, pela dificuldade de fazer a medição ou, ainda, pelo quanto se gastaria para fazer todo o controle, acabam sendo considerados indiretos e, por isso, rateados. É o caso do consumo de alguns materiais como brocas, serras, produtos químicos, entre outros.
Algumas vezes, até o custo com o pessoal direto da produção (que está de fato produzindo cada item) acaba, ou por ser de pequena monta em relação aos custos totais, ou por certa desorganização da empresa, por ser rateado em vez de medido, o que faz com que se esteja transferindo esse tipo de custo do grupo dos diretos para o dos indiretos. Fica claro que isso reduz a confiabilidade dos valores obtidos como custo final de fabricação de cada bem.
Fonte: Editorial IOB